PRIMEIRO POST - Apoiando uma boa causa !!!!




  Olá galera !!!
  Esse é o 1º Post do Blog !! E é uma honra já começar este blog com um assunto muito importante!!  CÂNCER DE MAMA.

  Gente o assunto é muito sério. E neste mês de campanha, precisamos falar sobre o assunto. Por isso o Blog Rosa Rara já vai começar os posts apoiando esta causa. 
Para que o post não fique muito grande, vou dividi-lo em partes. Vamos falar sobre: O que é câncer de mama? Como prevenir? (se é que isso é possível), Quais alimentos que podem diminuir os riscos? Vou também contar aqui a história de uma pessoa muito querida da família que infelizmente, foi diagnosticada com a doença, minha irmã. 
Lidar de perto com essa doença nos ajuda a entendê-la melhor e nos vemos na obrigação de compartilhar com todas, pois quanto mais cedo essa doença for diagnosticada, mais cedo pode ser tratada e curada. 

  ENTÃO O QUE É CÂNCER DE MAMA? 

   Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos canais chamados ductos. Quando as células da mama passam a dividir-se de forma desordenada, um tumor maligno pode instalar-se principalmente nos ductos e mais raramente nos lóbulos.
Câncer de mama é uma doença que acomete mais as mulheres. São fatores de risco a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética. Ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2 é um fator de risco importante.
Estão também mais propensas a desenvolver a doença por causa da longa exposição aos hormônios femininos, as mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 35 anos, não amamentaram, fizeram uso de reposição hormonal (principalmente com estrogênio e progesterona associados), menstruaram muito cedo (antes dos 12 anos) e entraram mais tarde na menopausa (acima dos 50 anos). No entanto, há casos de mulheres que desenvolvem a doença sem apresentar fatores de risco identificáveis.
 QUAIS OS SINTOMAS? 
  Em geral, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.
QUAL O DIAGNOSTICO? 
A mamografia (raios-X das mamas) é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. 
" Meninas o ideal é solicitar tanto a mamografia, quanto a ultrassonografia, pois as vezes os nódulos não aparecem na mamografia, só na ultrassonografia. (foi o que aconteceu com minha irmã) .
O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico de certeza.
Apesar de a maioria dos nódulos de mama ter características benignas, para afastar qualquer erro de diagnóstico, deve ser solicitada uma biópsia para definir se a lesão é maligna ou não e seu estadiamento (análise das características e da extensão do tumor).

Bom galera, é isso por hoje. Nos próximos posts vamos falar sobre: O tratamento, recomendações dos médicos e muito mais.....

Espero que tenham gostado, por favor, compartilhem, deem suas sugestões. 
Beijos !!!!!




   (Créditos: Dr.º Drauzio Varella)
               

2 comentários:

  1. Criei o blog a um mes e se pudesse visitar iria me ajudar muiito. Lindo blog <3
    http://garotas-im-perfeitas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá gostei muito do seu blog....continue assim.... o meu também é bem novinho beijosssss!!!!!

    ResponderExcluir

Editado por: Priscila Meneses . Tecnologia do Blogger.